-->

Sobre nós

awesome universe logo

A Astronomia é uma ciência natural, a qual estuda todo tipo de corpos celestes (estrelas, planetas, luas, cometas, asteróides, nebulosas, aglomerados estrelares, galáxias, etc), sua física, química e evolução, assim como fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como supernovas, explosões de raios gama, a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, etc). Outro assunto relacionado, porém distinto, é a cosmologia, a qual estuda o universo como um todo, incluindo sua origem.

A astronomia é uma das mais antigas ciências: até mesmo culturas pré-históricas deixaram registros, na forma de diversos artefatos astronômicos. Exemplos são Stonehenge, os montes de Newgrange e os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos e maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, apenas com a invenção do telescópio a astronomia pode se desenvolver, culminando no nascimento da astronomia moderna.

stonehenge-at-dawn

Durante o século XX a astronomia deu origem diversas outras ciências em sua interação interdisciplinar com outras ciências: astrofísica (com a física, no estudo de fenômenos e da natureza física de corpos celestes), astrobiologia (com a biologia, no estudo da possível origem e evolução da vida no universo), arqueoastronomia (com a arqueologia e antropologia, no estudo das antigas e tradicionais astronomias em seus contextos culturais), etc.

A astronomia profissional ainda se dividiu em dois ramos: a astronomia observacional e a teórica. A primeira está focada na aquisição de dados a partir de observações de objetos celestes; enquanto que a segunda é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou refutar) os resultados teóricos.

Artist’s impression of the E-ELT

A astronomia amadora também é extremamente importante. Astrônomos amadores têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronômicas. A astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar um papel ativo, especialmente na descoberta e observação de fenômenos transitórios.

É por isso tudo que a nossa missão é a de compartilhar o conhecimento da astronomia e de suas ciências corretatas, tanto profissional quanto amadora. Assim como a de divulgar a astronomia amadora e grupos astronômicos por todo o Brasil.

eso1105a