-->

É para comemorar: descoberto os planetas mais antigos do universo

 

2015-786157524-planetas-antigos1.jpg_20150127

 

 

Cinco planetas que completam um órbita em menos de 10 dias foram descobertos a cerca de 117 anos-luz de distância. Eles orbitam uma estrela de 11 bilhões de anos de idade chamada Kepler-444 e são cerca de 80% tão velhos quanto o Universo. A descoberta foi publicada no último dia 27 pelo The Astrophysical Journal.

Os cinco planetas são rochosos e têm o mesmo tamanho que Vênus ou menores e ainda não se sabe com precisão a composição deles. Os planetas estão a cerca de um décimo de distância menor de Kepler-444 do que a Terra do Sol. Logo, eles são quentes demais para serem habitáveis, mas mesmo assim os cientistas estão alegres. “Nunca vimos algo assim. É uma estrela muito velha e seu grande número de pequenos planetas a torna muito especial”, afirmou o coautor da descoberta, Daniel Huber, da Universidade de Sydney.

A descoberta foi feita pela sonda espacial Kepler, que foi lançada em 2009 e auxilia os cientistas no estudo dos exoplanetas. Kepler já encontrou mais de 1000 exoplanetas.

Saiba mais em: http://bit.ly/1ERAAaQ, http://bit.ly/1uESJTj, http://bit.ly/15VoelC.

 

Autor(es):

Yara Laiz Souza

Sou graduanda de Ciências Biológicas e pesquisadora da área de Genética Populacional, apaixonada por astronomia e pipoca.

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.