-->

Astronomia móvel – Android

 

Quem tem um smartphone ou tablet pode até não saber, mas tem uma tremenda ferramenta astronômica nas mãos. O caso, aqui, são os aplicativos disponíveis para esses aparelhos, que podem dar uma tremenda mão para observações astronômicas. Esse é o tema deste texto. Não porque o aparelho em si não possa ser usado como um telescópio, porque até pode: estão surgindo gadgets que permitam isso, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Como sou um cara do Android, por questão de preferência mesmo, os aplicativos que apresentarei são para essa plataforma. Contudo, tenho certeza de que existem aplicativos ao menos compatíveis com esses para outras plataformas (como iOS da Apple, BlackBerry e Windows 8 da Microsoft). E, quem sabe, caso algum outro de nossos editores use uma dessas outras plataformas, poderá escrever sobre isso.

android logo

Sky Map

O Sky Map, também conhecido como “Google Sky Map”, é um aplicativo desenvolvido pelo Google que serve como um verdadeiro mapa celeste do século 21. Ele usa os dados do GPs do seu aparelho, mais a data e hora, para definir sua localização no espaço-tempo sobre o globo terrestre. Além disso, ele usa também a bússola interna do aparelho, além dos acelerômetros, para identificar a direção em que você o está apontando.

skymap

Assim, ele funciona basicamente da seguinte maneira: uma vez que você o instalou e abriu, basta você apontar o aparelho para a direção que te interessa, de uma estrela, por exemplo, para que ele te mostre o que está naquela parte do céu. Para ver isso melhor, veja o vídeo demonstração do Sky Map abaixo.

Resumidamente, o Sky Map é um aplicativo comparável com o Stellarium, para PC. Até existe, aliás, uma versão do Stellarium para Android, contudo ele é pago, custando R$ 5,21, enquanto que o Sky Map é gratuito.

Para baixar o Sky Map basta clicar neste link para sua página no Google Play. Ainda existem complementos para o Sky Map que você pode baixar, como o Sky Map +, o Solar Collector (Sky Map), Sky Map Assistant, Sky Map of Constellations, etc. Esses complementos são opcionais e alguns são pagos, enquanto outros são gratuitos.

3D Bússola

Pode parecer bobo indicar um aplicativo de bússola para uso astronômico, mas a verdade é que muitas vezes você precisa ser capaz de identificar, com certa precisão, os pontos cardeais para poder fazer determinadas observações.

3d bussula

Mais que isso, o Sky Map, que indiquei logo acima, usa a bússola do aparelho, então você tem de ser capaz de calibrá-la – o que pode não ser uma tarefa muito fácil. Os aparelhos – seja Android, iOS, pouco importa, idem quanto a marca e modelo – exigem que você faça um movimento de “8” como indicado no vídeo abaixo.

A questão é que não é tão fácil calibrar a bússola como o vídeo acima pode sugerir. Às vezes é preciso tentar diversas vezes até conseguir. Então, sem um aplicativo de bússola para você poder testar a calibração, fica difícil saber quando você conseguiu ou não.

Eu indico esse aplicativo de bússola em particular porque é o que eu uso e gosto, mas existem diversas opções disponíveis no Google Play. Ainda assim, se você quiser esse, basta clicar neste link para sua página no Google Play.

SatTrack

Esse aplicativo permite que você rastreie todos os satélites que passarão no local onde você está, permitindo a observação de sua passagem. Ele lista todos os iridium flares, a Estação Espacial Internacional (ISS), o Hubble, satélites de rádio amador, etc. Ele ainda tem uma bússola que ajuda a identificar a direção da qual o satélite virá, assim como por onde ele passará no céu.

sattrack

O SatTrack também permite que você configure notificações para que ele possa avisá-lo sempre que determinado satélite passar. O SatTrack não é o “aplicativo oficial” do site www.heavens-above.com para Android, mas seus dados são puxados a partir dele, que faz um grande trabalho rastreando tais objetos.

Para baixar o SatTrack, basta clicar neste link para sua página no Google Play. Há também uma versão paga dele, custando R$ 2,74, disponível neste link, que funciona como forma de doação ao desenvolvedor dele.

NASA Space Weather

O NASA Space Weather é um aplicativo que fornece acesso a informações sobre o Sol e o ambiente espacial entre o Sol e a Terra. Apenas como exemplo, Ejeções de Massa Coronal (CMEs), que são gigantescas explosões solares que expelem gás e partículas carregadas a partir do Sol, podem ser observadas nesse aplicativo em questão de minutos após sua ocorrência e observação pelos diversos satélites da NASA e Agência Espacial Europeia.

nasa space weather

Os dados disponibilizados pelo aplicativo são obtidos do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), Observatório de Relações Solar-Terrestre da NASA (STEREO), bem como do Observatório de Dinâmica Solar da NASA (SDO). E não são apenas dados na forma de tabelas de gráficos, apesar do aplicativo também fornecê-los: as próprias imagens do Sol obtidas por tais sondas estão disponíveis nele.

O NASA Space Weather também utiliza recursos do clima espacial gerados partir de uma série de colaboradores, como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica norte-americana (NOAA) e seus satélites geoestacionários ambientais operacionais (GOES).

O aplicativo ainda é extremamente personalizável: você pode adicionar ou remover de sua “tela inicial”, digamos, os dados e imagens que bem entender. Permitindo, assim, que o usuário veja apenas aquilo que lhe interessa. E ele tem um catálogo de mais de 200 análises de dados de clima espacial únicos, os quais vão desde o domínio solar até a ionosfera da terrestre. Finalmente, ele ainda permite que você atualize uma única imagem/tabela/gráfico/etc isoladamente, ou todo o conteúdo de uma vez só.

Para baixar o NASA Space Weather, basta clicar neste link para sua página no Google Play.

Moon Phase

Moon Phase é um aplicativo bastante simples, que não requer muita explicação, mas que pode ser muito útil. Ele simplesmente mostra a fase atual da Lua (em alta resolução) e ainda te permite verificar a fase da lua em outras datas.

moon phase

O melhor desse aplicativo é que ele tem widgets (pequenos aplicativos que você pode fixar em sua home screen – o “desktop” dos dispositivos Android) especificamente para mostrar a fase atual da Lua. Ou seja, você sequer precisa abrir o aplicativo para ver isso.

Para baixar o Moon Phase, basta clicar neste link para sua página no Google Play.

Planet Counter

O Planet Counter é um aplicativo bastante simples, não passando de um widget de 2×2 que mostra, direto de sua home screen, o número de planetas extrassolares descobertos até o momento. Além disso, caso você não tenha certeza se ele está realmente atualizado com os dados mais recentes, ele tem uma característica bem interessante: é que basta clicar sobre ele para que ele se atualize.

planet counter

Assim, esse é apenas um aplicativo que te ajuda a se manter atualizado sobre o número de planetas extrassolares descobertos e nada mais. Contudo, pessoalmente gosto de ter acesso a esse tipo de informação, então o acho bastante útil.

O problema, contudo, é que parece que seu desenvolvedor o removeu do Google Play. Quer dizer, ele ainda está lá, consigo acessá-lo através da lista de todos os meus aplicativos, que o Google salva e compartilha entre todos os meus dispositivos. Assim, talvez você possa instalá-lo acessando diretamente a URL que colocarei abaixo, mas você não conseguirá encontrá-lo na pesquisa.

Testei, rapidamente, algumas das alternativas, mas não encontrei nada que me satisfizesse. As demais alternativas não testei simplesmente por serem pagas (e, até hoje, acho que só comprei um único aplicativo no Google Play).

Para baixar o Planet Counter, clique neste link para sua página no Google Play e, enfim, tente. Não garanto que conseguirá, nem mesmo que seus dados continuarão sendo atualizados.

Conclusão

Espero ter mostrado o quão útil para astronomia esses pequenos aparelhos são. E não pense que são apenas esses aplicativos que estão disponíveis no Google Play: há muitos outros, inclusive várias alternativas para esses mesmos que listei. Já estou, inclusive, preparando uma segunda versão deste artigo, o qual publicarei em algumas semanas, com outros tipos de aplicativos úteis ou meramente interessantes para a astronomia.

O melhor de tudo isso é, acho, que essa revolução que os smartphones criaram está levando a astronomia para a mão das pessoas. Afinal, tais aparelhos são verdadeiros computadores em miniatura, os quais ganham cada vez mais capacidade de processamento e armazenamento, nos permitindo executar aplicativos cada vez mais elaborados. E o melhor: podemos carregá-los por aí mais facilmente do que qualquer notebook.

Ah, e claro, não se esqueça do aplicativo de nosso site! Nele você tem acesso às nossas últimas postagens e é sempre avisado quando algo novo é publicado. Para baixá-lo, basta clicar neste link para a página no Google Play de nosso aplicativo.

Autor(es):

Mário César Mancinelli de Araújo

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

4 Responses to Astronomia móvel – Android

  1. Rodrigo Kampos disse:

    Colega, também recomendo o Night Sky Tools. No Google Earth você pode alterar a fonte de dados do servidos, tem superfície da lua, superfície de marte (ambos lol) e sky!

     
  2. Lau disse:

    acho que esse “Planet Counter” mudou para “EU Planets”. Dá só uma olhadinha nele! 😉

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.