-->

Quis: O que aconteceria se você disparasse fogos de artifício no espaço?

 

fogos

Lançar fogos de artifício em um ambiente de quase-zero oxigênio é completamente viável, diz Stefan Bossmann, um químico e um entusiasta de foguetes da Kansas State University (Universidade Estadual de Kansas): “Isso não seria problema algum. Os fogos possuem um oxidante além de um redutor”. -A química não é dependente de oxigênio, e reações similares são as responsáveis por ligar os propulsores de ônibus espaciais e outros grandes foguetes também.

O problema viria depois do lançamento, quando a carga de rebentamento inflama os corantes. A reação que dá metais de um foguete e sais metálicos com energia suficiente para alterar as cores requer oxigênio. A menos que seus fogos de artifício sejam especialmente projetados para estourar no espaço, suas cores podem rapidamente “fracassar” com o tempo. Pode haver um pouco de cor na explosão inicial, mas não seria tão espetacular quanto o que você vê no quatro de julho.

Mesmo que o espaço habilitasse fogos de artifícios, uma explosão não faria qualquer barulho. Já que sem atmosfera para propagar as ondas sonoras, até mesmo o mais alto dos foguetes seria reduzido ao mais absoluto silêncio.

Fonte: [popsci]

Autor(es):

Sergio Panceri

Sou um escritor paranaense com certo fascínio pela ciência desde que me entendo por gente. Me torno mais fascinado ainda quando o assunto é sobre astronomia.

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.