-->

Astrônomo amador descobre Supernova que originou buraco negro anunciado em 2010

 

Como quem não quer nada, num belo dia do ano de 1979, um rapaz estava fazendo observações amadoras quando se deparou com algo estranho. Estudos mais aprofundados revelaram que o astrônomo amador tinha descoberto uma Supernova, que em 2010, após observações do telescópio Chandra, se transformou num buraco negro. Mas não era um qualquer: era o buraco negro mais jovem já encontrado, com apenas 30 anos!!! O então mais jovem já encontrado tinha cerca de 950 anos.

O buraco negro se originou da explosão da SN 1979C, uma supernova da galáxia M100, que fica a cerca de 50 milhões de anos-luz da nossa galáxia. Bem aqui no quintal.

A explosão da estrela que gerou a SN 19979C e posteriormente o jovem buraco negro era cerca de 20 vezes maior que o sol. Dados astronômicos dão conta de que no período de 1995 (enquanto eu estava nascendo) até 2007, o buraco negro ficou estável, o que sugere que ele esteja se alimentando da supernova ou uma espécie de “companheira binária”.

ficou curioso? Leia mais!!!

http://www.dignow.org/post/cientistas-descobrem-buraco-negro-de-apenas-30-anos-523656-64673.html

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-descobrem-buraco-negro-de-apenas-30-anos

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdOMAG/buraco-negro-recem-nascido-foi-descoberto-por-astronomo-amador#

 

 

Autor(es):

Yara Laiz Souza

Sou graduanda de Ciências Biológicas e pesquisadora da área de Genética Populacional, apaixonada por astronomia e pipoca.

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.