-->

A série Cosmos vai voltar!

 

A série Cosmos, de Carl Sagan, com certeza marcou a vida de muitos. Eu mesmo sou um destes. A série é maravilhosa, recomendada para ser assistida ainda nos tempos atuais, apesar de todas as novas descobertas do mundo científico feitas desde então. Para quem não a assistiu, assista!

É difícil escrever sobre a série em si… Faltam palavras. Como disse a personagem Ellie do filme e livro “Contato”, do próprio Carl Sagan…

“É uma visão celestial. Não há palavras para descrever! Poesia! Deveriam ter mandado um poeta! É tudo tão formoso! Eu não tinha idéia…Eu não tinha idéia!”
– Dra Eleanor Ann “Ellie” Arroway

Carl Sagan ao lado de uma reprodução de uma sonda Viking, no episódio 5, "Os Segredos de Marte", da Série Cosmos.

Carl Sagan ao lado de uma reprodução de uma sonda Viking, no episódio 5, “Os Segredos de Marte”, da Série Cosmos.

Ainda assim, aqui vai uma pequena descrição sobre a série, retirada da Wikipedia:

Cosmos – foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

Agora, mais de três décadas depois de ir ao ar a inovadora e brilhante série de TV em 13 partes de Carl Sagan, Cosmos: Uma Viagem Pessoal, vai finalmente ter uma sequência! Em parceria com os colegas de Sagan como Ann Druyan (também sua viúva), Soter Steven e Seth MacFarlane, será produzida uma nova série em 13 partes para servir como uma continuação e atualização obra de Sagan.

E quem vai apresentar a série? Bem… Quem melhor do que o astrofísico Neil deGrasse Tyson, Diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural?

neil-degrasse-tyson-interview-pluto_large

Neil deGrasse Tyson apresentou a série NOVA ScienceNOW no canal norte-americano PBS durante os últimos cinco anos, então ele experiência de sobra em fazer a ciência acessível ao público em geral. Seria difícil pensar em alguém mais capaz de suceder o grande Carl Sagan.

A notícia foi dada em primeira mão pelo próprio Neil deGrasse Tyson, durante a reunião da ASP (Astronomical Society of Pacific) em Baltimore, EUA.

Segundo um artigo do site GeekDad:

Os produtores do show dizem que a nova série irá contar “a história de como os seres humanos começaram a compreender as leis da natureza e a encontrar nosso lugar no espaço e no tempo”. E eles se gabam: “ela vai levar os telespectadores para outros mundos e a viajar através do universo com uma visão do cosmos em grande escala. Os conceitos científicos mais profundos serão apresentados com impressionante clareza, unindo o ceticismo e admiração e tecendo ciência rigorosa com o emocional e espiritual em uma experiência transcendente.”

A série será produzida pela rede americana Fox e, devido ao envolvimento de MacFarlane, provavelmente vá ser exibida em horário nobre na Fox nos EUA.

Como curiosidade, vejam abaixo um vídeo de uma entrevista de Neil deGrasse Tyson, onde ele conta como ele conheceu Sagan. Além de demonstrar o ser humano que Sagan foi, demonstra também a admiração do próprio Neil por Sagan.

Em meio a tanta loucura, fundamentalismo e intolerância… Pelo menos uma boa notícia! 😀

Fontes: astroPT e GeekDad.

Autor(es):

Mário César Mancinelli de Araújo

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

One Response to A série Cosmos vai voltar!

  1. […] A volta de Cosmos, agora apresentado por Neil deGrasse Tyson […]

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.