-->

O Último Voo do Discovery

 

Este artigo é mais uma coleção de vídeos e imagens, apenas como um “tributo” aos 39 voos, 365 dias no espaço, 5 830 órbitas e 238 milhões Km percorridos pelo Ônibus Espacial Discovery.

O último lançamento dele aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2011, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), tendo retornou no dia 9 de março.

Veja abaixo o vídeo do último lançamento do Discovery da forma que foi transmitido no dia 24/02/2011 (ou seja, sem edição):

Ao se aproximar da ISS, uma fantástica foto foi tirada do Discovery. Esta foto mostra uma sombra projetada pela ISS no Discovery. Veja-a abaixo:

1-5480781411_4401548344_b

A foto acima foi publicada no Flickr e seus créditos são da ESA e NASA.

Desde o desastre do Ônibus Espacial Columbia, todo Ônibus Espacial precisa fazer uma manobra chamada ‘Rendezvous Pitch Maneuver’ (RPM) ao chegar à ISS, onde precisa fazer um giro vertical completo em torno de seu eixo.

Por coincidência, o primeiro Ônibus Espacial a fazer esta manobra foi justamente o Discovery, no dia 28 de julho de 2005 durante a missão STS-114.

Veja o vídeo da última RPM do Discovery:

Há também um vídeo feito a partir de 54 fotos tiradas da Terra, todas em longa exposição (4 segundos cada), de uma das últimas órbitas do Discovery. A data da filmagem é 07 de março de 2011. Veja o vídeo:

Há também uma imagem que foi publicada pelo Astronomy Picture of the Day (APOD), da NASA, que é uma composição desses 54 quadros individuais. Veja-a abaixo.

2-discovery_110307_ladanyi

Há ainda o vídeo da última aterrissagem do Discovery. Veja-o abaixo:

Ao ver isto tudo, deve passar em sua cabeça “Nossa, como será que seria viajar num Ônibus Espacial? Decolar com ele?”, não é? Bem… Eu não sei se existe alguma filmagem feita da última decolagem do Discovery, mas… Bem, existe uma, provavelmente do próprio Discovery, na missão STS-116, de 2006. Não tenho certeza, pois não há esta informação no vídeo, mas ele foi publicado em 25/12/2006 e a missão STS-116 é de dezembro de 2006 (a decolagem foi no dia 9 de dezembro).

O vídeo segue abaixo:

Enfim… Se você quiser saber a importância dos Ônibus Espaciais, recomendo a ótima entrevista com Ethevaldo Siqueira, feita pelo Mundo Digital, publicada no site do entrevistado. Deste texto, destaco a primeira pergunta e sua resposta.

Milton – Ethevaldo, o ônibus espacial Discovery encerrou suas viagens há duas semanas. Que balanço você faz desse e dos demais ônibus espaciais?

Ethevaldo – A era dos ônibus espaciais está chegando ao fim, Milton. Por dever profissional, eu acompanhei a trajetória desses veículos e posso lhe garantir que a nave espacial Discovery tem um brilhante currículo: pôs em órbita o telescópio espacial Hubble, em 1990, e conduziu duas missões de manutenção desse telescópio; lançou as sondas Ulysses para estudar o Sol, bem como diversos satélites; levou ao espaço, em 1998, o astronauta John Glenn, pioneiro do projeto Mercury, já então com 77 anos, e que se tornou o mais idoso ser humano a viajar no espaço. Ao longo de 27 anos, o Discovery voou um total de 238 milhões de quilômetros, em 39 missões, dando 5.830 voltas em torno da Terra e passando 365 dias em órbita, segundo a versão inglesa da Wikipedia.

Enfim, é isto. 🙂

Sentiremos saudades, Discovery.

Autor(es):

Mário César Mancinelli de Araújo

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.