-->

Astrônomos encontram nossos mais novos vizinhos cósmicos, a pouco mais de 6 anos-luz de distância da terra

 
WISE J104915.57-531906 era aparentemente um único objeto

WISE J104915.57-531906 era aparentemente um único objeto

Astrônomos podem ter encontrado recentemente um novo sistema estelar que estava ,literalmente, escondido logo abaixo de nossos narizes, abrindo novos horizontes para a caça e procura de exo-planetas.

A uma surpreendente distancia de 6.5 anos luz além do sol, nossos novos vizinhos binários são agora o terceiro sistema mais próximo de nossa estrela mãe e o mais próximo a ser descoberto desde 1917.
O sistema consiste de um par de estelas que são classificadas como Anãs marrons – Objetos frios e escuros que atualmente assemelham-se mais a planetas do que a estrelas. Mesmo que estes astros emitam calor e tenham propriedades químicas justamente iguais a de estrelas comuns como o sol, estes estranhos objetos são frequentemente referidos como “estrelas falhas” já que estas não tem a massa necessária que lhes permitiria ser esmagadas pela gravidade, de movo que as reações termonucleares inflamariam o hidrogênio em seus núcleos.

Batizado como WISE J104915.57-531906 e descoberto pelo astrônomo Kevin Luhman da “Penn State University” enquanto estudava um mapa “costurado” do céu montado após 13meses de observações adquiridas pela Wide-field Infrared Survey Explorer da NASA . O jovem astrônomo ficou interessado pelo comportamento de uma estrela em particular, que aparentava ter um movimento rápido visível através de imagens de lapso de tempo
(time-lapse images no termo em inglês).

Após de extrapolado o movimento de voltava no tempo da estrela, Luhman descobriu que o movimento era de fato capturado, mas não identificado por outros estudos dês de 1978.

Segundo suas próprias palavras: “Foi um grande trabalho de detetive, existem bilhões de pontos de luz infravermelhos no céu observável, e o grande mistério é justamente “qual deles”, se é que um deles, pode ser uma estrela relativamente próxima do nosso sistema solar. As distancias astronômicas são vastas, e este sistema está realmente muito próximo quando se trata de ambientes estelares.”

De fato, a distancia para este novo sistema binário de anãs marrons é tão próxima que as transmissões de televisão que passaram na terra em 2006 agora já estão chegando lá.

Comparando com as estrelas mais próximas; nossa segunda colocada seria a estrela Bernard, a 6 anos-luz do sol, enquanto a mais próxima seria o composto de Alpha Centauri, que está entre 4,2 e 4,4 anos-luz

“A proximidade deste par de estrelas com a terra pode até ser favorável para enviar nossas espaçonaves algum dia. “
“… em um futuro distante, elas podem ser um dos primeiros destinos para expedições tripuladas fora de nosso sistema solar.”

Fonte: http://goo.gl/jHCYQ [Science World Report]

Autor(es):

Sergio Panceri

Sou um escritor paranaense com certo fascínio pela ciência desde que me entendo por gente. Me torno mais fascinado ainda quando o assunto é sobre astronomia.

Todas as postagens do(a) autor(a)

One Response to Astrônomos encontram nossos mais novos vizinhos cósmicos, a pouco mais de 6 anos-luz de distância da terra

  1. É uma notícia muito boa a descoberta desses nossos vizinhos. Parabéns Astrônomos.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.