-->

“Bactéria ET” é encontrada em lago da Califórnia

 

O salgado lago Mono, ao leste da Califórnia, era conhecido por suas bonitas formações de tufo, que é um tipo de rocha calcária. Agora, também será conhecida por suas bactérias que utilizam o arsênico em seu metabolismo e estrutura química. Pesquisadores financiados pela NASA encontraram um tipo muito incomum de vida, que reabre as discursões sobre um novo meio de se procurar vida no espaço com uma formação fora do comum, como a dessa bactéria, que já vem sendo carinhosamente chamada de “bactéria de outro mundo” ou “bactéria ET”.

O arsênico é um elemento totalmente venenoso para outros tipos de vida, como a nossa.  Para isso, integramos o fósforo como elemento fundamental ao nosso metabolismo e composição química. Porém, tal elemento não se faz presente no lago, fazendo com que essas bactérias, ainda sem nome, se adaptassem ao arsênico o tornando algo fundamental para sua existência e sobrevivência, e não algo mortal.

A descoberta, publicada num artigo da revista Science, nos lembra de uma lua já falada em outro texto, a Titã, que tem temperaturas extremamente geladas. Alguns cientistas arriscam que tais temperaturas ajudem o arsênico a constituir um elo estável e fundamental á forma de vida. É possível que a mesma bactéria encontrada no lago Mono seja também encontrada em outros planetas e luas como Titã ou, seja encontrado algo muito semelhante. Agora é só esperar por estudos vindouros dos cientistas, que estão eufóricos por encontrar algo totalmente diferente dos bichinhos verdes que vemos na televisão.

Ficou curioso? Saiba mais:

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1726063&seccao=Biosfera

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/cientistas-descobrem-bacteria-que-contem-arsenio-em-sua-formacao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Mono

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ars%c3%aanio

Autor(es):

Yara Laiz Souza

Sou graduanda de Ciências Biológicas e pesquisadora da área de Genética Populacional, apaixonada por astronomia e pipoca.

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.