-->

Série Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender

 

Da página Potholer54 do Youtube:

Nós precisamos de você! – Estou procurando pessoas que possam “semear” a série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender”, ou hospedá-la em seus sites, enviá-la em DVDs para as escolas ou outros “semeadores”, ou espalhando-a via BitTorrents. Se você puder ajudar a espalhar um pouco de ciência e contra o arrastão da ignorância criacionista, favor entrar em contato. Mande-me uma descrição do que você pode fazer. Obrigado!

A série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” (“From Big Bang to Us – Made Easy” em inglês) destina-se a explicar as evidências que mostram como chegamos até aqui, desde o Big Bang até a migração humana a partir da África. Uma versão de melhor qualidade estará em breve disponível para download gratuito a partir de um site – detalhes ainda a ser anunciados. Ficarei feliz em enviar DVDs gratuitamente para escolas após terminar a série.

A série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” de vídeos pode ser livremente copiada e distribuída para fins educacionais, mas não pode ser utilizada para fins comerciais, no todo ou em parte. Ela não pode ser alterada, transformada ou adicionada. Se você postar esses vídeos, você deve atribuí-los a “Potholer54 no YouTube.”

Nome: Potholer

Já sou um jornalista por 20 anos , 14 anos como correspondente de ciência. Minha formação é em geologia, mas, enquanto trabalhava para uma revista de ciência e vários programas de ciência, tive que enfrentar uma série de diferentes áreas, da física quântica à microbiologia. Meu talento especial foi a minha ignorância. Por não entender metade do que fui designado para cobrir, tive que reduzir as descobertas científicas do complexo ao simples. Se eu escrevesse de uma maneira que eu pudesse entender, então os meus leitores poderiam compreendê-lo.

1º Parte – A história do Universo fácil de entender, Parte 1

Esqueça de deuses e demônios, aqui esta a verdadeira história de como nós sabemos da extensão do nosso universo em tempo e espaço. Jogue fora todos os seus livros religiosos e olhe para algumas evidencias concretas

(Musica: Wagner’s Lohengrin Prelude)

2º Parte – A história do Universo fácil de entender, Parte 2

Esse vídeo conclui as duas partes sobre a história do universo, mostrando como nosso universo, sistema solar e o planeta Terra formaram através de processos naturais previsíveis.

(Musica : Rodrigo’s ‘Concierto de Aranjuez’ adagio — soloist Kaori Muraji)

3º Parte – A Origem da Vida Fácil de Entender

Esse vídeo responde a duas concepções erradas de fundamentalistas (eufemismo para crente fanático), que cientistas acreditam que a vida veio do nada e que a vida não pode vir de elementos químicos sem vida. Ele explica as hipóteses mais aceitas sobre a origem da vida na Terra. Assim como todas as hipóteses, há coisas que nós ainda não entendemos sobre os passos que nos levaram de elementos orgânicos para elementos que se auto-replicam – de sem-vida para vida. Se nós tivéssemos todas as respostas isso não seria uma hipótese, seria sim uma teoria. Por tanto não espere ganhar um premio Nobel por encontrar problemas, porque solucionar problemas é o que pesquisadores fazem. O vídeo simplesmente mostra os vários passos para formar células primitivas e desafiar fundamentalistas a nos mostrar o que é impossível e o porquê.

4º Parte – A historia Da Terra Fácil de Entender

A Terra realmente tem 6500 anos? E houve um dilúvio global há 4000 anos atrás? A única maneira de descobrirmos é olhando para as pistas deixadas do passado. Esse vídeo explica as evidencias que geólogos usam que mostram elevações, erosões e sedimentações durante milhões de anos.

Vídeo dedicado à geologia mostra-nos um pouco sobre a história da formação geológica de nosso planeta através do movimento das placas tectônicas. Também mostra que pela análise do formato das rochas, podemos saber informações a cerca das grandes enchentes de até centenas de milhares de anos e o porquê um dilúvio global que durou por mais de 1 ano e que teria ocorrido há 4.000 anos atrás não poderia ter acontecido sem deixar sequer um único vestígio.

5º Parte – A Idade De Nosso Mundo Fácil de Entender

Métodos de datação explicadas de maneira fácil de entender, que claramente provam a idade da Terra e de nosso Universo. Parte da séria “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que explica ciência em termos simples. Algo que pessoas que pensam que a Terra tem 6000 anos devem vem assistir.

6º Parte – Seleção Natural Fácil De Entender

Explicação sobre a seleção natural em termos simples. Uma necessidade para todos que estão confusos sobre a teoria da evolução e se pergunta porque é ensinada nas salas de aula. Esse vídeo faz parte da serie “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que explica a historia de nosso mundo, do Big Bang à migração de humanos para fora da África.

7º Parte – A Teoria Da Evolução Fácil De Entender

Seguindo a explicação de como ocorre o fenômeno da seleção natural, o vídeo nos mostra as evidências que demonstram que a teoria da evolução é um fato. Além disto, fala sobre o que são fósseis transicionais e porque as críticas quanto as lacunas no registro fóssil são completamente inofensivas e não afetam em nada o fato da evolução, tudo de forma bastante simples e didática, possibilitando o entendimento até mesmo dos mais leigos em ciência. Por último, explica o significado da palavra “teoria científica”, respondendo assim às colocações criacionistas de que “A evolução é só uma teoria” e “A evolução nunca foi provada”.

Explicação sobre a Teoria da Evolução em termos simples. Deve ser visto por qualquer um que esta confuso sobre o significado da teoria, e porque é ensinada nas salas de aula. Esse vídeo é parte da serie “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que explica a historia de nosso mundo, a partir do Big Bang até a migração de seres humanos da África.

(Musica: Peter Tchaikovsky’s Symphony # 6 ‘Pathetique’).

Caso queira saber mais sobre a teoria…

Material didático sobre a evolução, agora com animação funcionando:

8º Parte – Evolução Humana Fácil De Entender

Após explicar as massivas evidências que a teoria da evolução dispõe, o vídeo nos mostra que, assim como outros animais, os seres humanos também são frutos da evolução, onde humanos e macacos, que descendem de um ancestral em comum – e não um do outro, como muitos erroneamente pensam – começam a se distanciar gradativamente. Além de dispor do registro fóssil, a ciência também faz uso da genética moderna, que só veio confirmar a mesma idéia que o registro fóssil já apontava: a ancestralidade entre os primatas. Com isto, temos explicações palpáveis e com base em evidências que explicam de forma clara a origem da nossa espécie, contrariando assim as mitologias criadas por povos antigos e ignorantes.

A evidência da evolução humana, Parte da séria “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que segue nossas origens do Big Bang a migração de humanos para fora da África. Esse vídeo pode ser copiado e distribuidor para propósitos educativos, mas não para uso comercial. Ele não pode ser modificado ou transformado.

(Musica: Astor Piazzolla’s “Libertango” performed by Bond.)

9º Parte – A Descendência Humana Fácil De Entender

Esse vídeo segue nossa migração para fora da África e explica através da evidencia do DNA como seres humanos colonizaram o mundo. Parte da série de vídeos “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que mostra as evidencias de nossas origens do Big Bang até os dias de hoje.

(Música: “Allegretto” by Bond and “The Ballad of Henry Darger” by Natalie Merchant.)

10º Parte – O Método Científico Fácil De Entender

O passo mais fundamental para estudar a ciência é saber como ela funciona. Infelizmente, vê-se com freqüência pessoas pensarem que a ciência é um “conjunto de achismos” e que as teorias científicas são apenas “idéias oriundas da cabeça dos cientistas”. O vídeo explica de forma extremamente didática como funciona o método científico e o porquê ele merece a mesma credibilidade que oferecemos às tecnologias que utilizamos em nosso dia a dia.

A série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” explica as evidências de nossas origens, do Big Bang à migração de humanos para fora da África. Esse vídeo explica como nós adquirimos essa sabedoria e como idéias vão de uma intuição no laboratório para teorias aceitas que são ensinadas nas escolas.

(Musica: “The Harry Lyme Theme” written and performed by Anton Karas.)

11º Parte – “Ciência” Criacionista Fácil De Entender

Ciência Criacionista é muito simples de entender. A conclusão é apresentada a você — apenas leia Gênesis — então não tem nada que investigar. A questão é se isso realmente é ciência. Mesmo se não for, deveríamos ensinar-la nas escolas como uma maneira de “abrir” jovens mentes?

Após definirmos o que é ciência, podemos definir o que não é. Em conjunto com o vídeo anterior, este vídeo mostra o porquê o criacionismo e o ID não são ciências e, portanto, não podem ocupar a grade curricular de ciências nas escolas.

Esse é o penúltimo vídeo da série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender”, que examina as evidencias mostrando as nossas origens, do Big Bang a migração de humanos para fora da África.

12º Parte – Sobre a Série Fácil De Entender

Encerrando a série “Do Big Bang até Nós – Fácil de Entender” que explica as nossas origens, do Big Bang a migração de humanos para fora da África.

(Música: “The Brigadier” and “The Blacksmith” by Jake Thackray)

Com nossos agradecimentos ao canal potholer54 do Youtube, por criar esta obra fantástica, e o canal biscoito1r, por tê-la traduzido e legendado. 🙂

Autor(es):

Mário César Mancinelli de Araújo

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.