-->

As fases de Vênus

 

Que corpo celeste é este ?

Lua ? Não, este é o planeta Vênus, em sua fase minguante. Acompanhe o texto abaixo para entender melhor as fases de Vênus.

Tente adivinhar que corpo celeste é este !

Tente adivinhar que corpo celeste é este !

Explicação.

 

As fases de Vênus, foram observadas pela primeira vez, pelo astrônomo Galileu Galilei, por uma simples Luneta que ele aperfeiçoou . As fases de Vênus funcionam que nem a da Lua, que são resultado do posicionamento relativo deste planeta com relação ao Sol e à Terra enquanto estes planetas percorrem suas órbitas ao redor do Sol. O planeta apresenta uma iluminação semelhante ao quarto crescente quando atinge a máxima elongação do Sol, uma fase semelhante à lua nova ao se posicionar entre a Terra e o Sol (conjunção inferior) e uma fase semelhante à lua cheia quando atinge a conjunção superior.

Fases de Vênus em diferentes dias.

Fases de Vênus em diferentes dias.

Nesta imagem, você pode ver as fases de Vênus durante vários dias em três meses de 2004, e percebe-se que acontece uma variação em seu tamanho que é resultado do afastamento ou da aproximação de Vênus. A fase que possui um brilho maior (magnitude aparente) é a fase crescente, por estar mais próximo da Terra e a menor, a fase cheia devido a distância entre a Terra e Vênus (ao contrário da Lua) .

Autor(es):

2 Responses to As fases de Vênus

  1. Sérgio Kamada disse:

    Interessante !!!

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.