-->

Candidatos Planetarios Descobertos pela Missão Kepler Transitando seus Sois

 

5552363328_a577951b03_b

Esta imagem mostra cada uma das estrelas em que foram descobertos os 1235 candidato planetarios pela Missão Kepler, com seu trânsito em forma de silhueta. O tamanho das estrelas, assim como os trânsitos planetários, estão devidamente dimensionados. As cores das estrelas são destinadas a representam a forma como o olho humano veria as estrela de fora da atmosfera da Terra. Algumas estrelas mostram mais do que um planeta!

A maior estrela é 6,1 vezes maior que o Sol e estima-se que as estrelas menores que tenham apenas 0,3 vezes o raio do sol. O Sol está sozinho, abaixo da primeira linha, do lado direito, com a Terra e Júpiter em trânsito.

É importante ressaltar que estes 1235 são apenas “candidatos” a planetas e não planetas confirmados ainda. Esta confirmação tem de ser feita candidato por candidato. Há um trabalho enorme para ser feito, além da sonda continuar coletando dados.

Esta imagem foi postada no Flickr. Tive conhecimento dela através de uma postagem do Marcio Schinkoeth, a quem agradeço, na comunidade Astronomia! do Orkut.

Acesse o Flickr neste link para ver a imagem inteira (em 9633×9633 pixels). Ela é tão grande que não consegui inserir aqui!

Autor(es):

Mário César Mancinelli de Araújo

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.